domingo, 26 de setembro de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL - O EXERCÍCIO INTELIGENTE

OLÁ PESSOAL ! O FUTURO JÁ CHEGOU COM NOVAS EVOLUÇÕES PARA O EXERCÍCIO FÍSICO.
RESUMO DA REPORTAGEM DA REVISTA ISTOÉ:
O TREINAMENTO FUNCIONAL está baseado em três pilares: o primeiro é o exercício funcional, cuja finalidade, como o nome diz, é garantir que o corpo mantenha a sua funcionalidade. Ou seja, preservar sua capacidade de executar desde movimentos simples, como sentar-se ou pegar algo na prateleira, até alguns mais específicos, como aqueles exigidos de um esportista como corredor ou jogador de tênis. O segundo é o Core, um jeito completamente inovador de trabalhar o abdome, a região na qual todo o corpo está conectado. E o terceiro são os exercícios intensos intervalados, caracterizados pela alternância de intensidade com que são realizados.





De cara, percebe-se a diferença em relação às aulas tradicionais em que todos fazem os mesmos movimentos, repetindo séries monótonas. Na aula de funcional, cada aluno percorre um circuito pontuado por aparelhos de nomes diferentes, como o bosu, uma espécie de bola cortada ao meio, a medicine ball (bola com peso), a fitball (bola suíça), pranchas, elásticos, minitrampolim, halteres e pequenas rampas que ajudam a desenvolver de forma mais eficiente habilidades exigidas na vida diária, como coordenação, equilíbrio e agilidade. Em cada um dos pontos o praticante é desafiado a ficar em posições diferentes. Pode tanto ser obrigado a mover os halteres enquanto se equilibra sobre o bosu ou enquanto fica sobre um pé só. “A proposta é treinar movimentos, e não apenas músculos”, explica a fisiologista Vera Madruga, do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Estadual de Campinas.

------

PARA INFORMAÇÕES MAIS ESPECÍFICAS E DETALHADAS SOBRE ESTE MUNDO DO TREINAMENTO FUNCIONAL VISITEM O BLOG http://limatreinamento.blogspot.com/ DO MEU AMIGO, O GRANDE PROFESSOR MARCUS LIMA.

Um comentário:

  1. Obrigado pela citação meu camarada. Continue sua busca para que todos nós sejamos cada vez mais qualificados e possamos elevar nossa profissão a outro nível.
    Abraço

    ResponderExcluir