segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SONO E SEUS BENEFÍCIOS...

Quando dormirmos nosso corpo trabalha duro para regenerar os estragos do dia-dia. Um sono adequado garante a manutenção básica em prol da saúde física, mental e espiritual, prevenindo doenças inclusive.

Abaixo, alguns dos inúmeros benefícios desse ato aparentemente banal e muitas vezes negligenciado por todos nós:

1- RELAXAMENTO TOTAL:

O sono é composto por 5 estágios: 1,2,3,4 e 5 (REM) que se repetem na sequência 1,2,3,4,3,2,rem formando um ciclo que que recomeça a partir de 2,3,4,3,2,REM. A famosa noite bem-dormida engloba , ao todo, cinco ciclos desses ao lono da madrugada, que duram de 90 a 120 minutos cada um. Todos os estágios são marcados por ondas cerebrais baixas, com exceção do REM, caracterizado por uma atividade intensa da massa cinzenta - é nele que se desenrolam os sonhos.

CICLOS DO SONO - CARACTERÍSTICAS

















2- CONTROLE DE PESO CORPORAL

No sono, a produção de hormônios da saciedade, a leptina, vai lá pra cima e a de grelina, hormônios do apetite cai consideravelmente. O sono adequado permite que esse sistema fique mais bem regulado, limitando aquela vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.

3- RELÓGIO AJUSTADO

É no breu noturno que a glândula pineal secreta melatonina. Graças a ela, temos um sono restaurador e todos os órgãos trabalham direito e na hora certa. Hormônio do nosso relógio biológico, sua produção é inibida em ambientes iluminados. portanto, nunca durma de luz acesa ou em frente a tv.

4-BEM-ESTAR

Se por um lado diminuímos a produção de hormônios do estresse, por outro lado aumentamos a liberação de serotonina, responsável pelas sensações agradáveis. Além de aplacar a tristeza, esse neurotransmissor diminui a vontade de ingerir doces para acalmar os ânimos.

5- CRESCIMENTO

A glândula pituitária, situada na base do cérebro, produz GH, o hormônio do crescimento, enquanto você dorme. Não pense que se trata de uma substância que só é importante para crianças. Nada disso! Além de manter a massa óssea, ela promove a queima de gordura e regula o açúcar no sangue.

6- MAIS MEMÓRIA

durante o sono, uma área do cérebro chamada hipocampo transmite as informações recebidas durante o dia a outra área, o córtex. Este organiza os dados, seleciona o que é útil e armazena no cérebro. Pela manhã, ficará mais fácil resolver aquele problema aparentemente sem solução.

7- O ESTRESSE

Enquanto dormimos, nosso corpo reduz a produção de cortisol e adrenalina, dupla hormonal fabricada pelas glândulas suprarenais que dispara em momentos de tensão. É uma trégua para o corpo, depois das atribulações de um dia claro - transito, excesso de trabalho...E ela faz diferença: quem não dá esse tempo no cortisol não consegue controlar os nervos.

8- CORAÇÃO SAUDÁVEL

De dia, o sistema nervoso autônomo, aquela que não depende da nossa vontade para funcionar, mantém nossos batimentos cardíacos em perfeito equilíbrio. Quando dormimos, porém, ele diminui sua atividade, fazendo com que a freqüência cardíaca fique 20% abaixo do normal durante a maior parte da noite. Se nos privarmos do sono, é como se nosso coração não descansasse - isso explica em parte a importância da noite bem dormida para a proteção do coração, claro, aliada a um regulado estilo de vida (alimentação e exercício por exemplo).

QUANTAS HORAS DE SONO SÃO NECESSÁRIAS?


















Claro, temos um limite, quando exageramos no estilo de vida, o sono não é a única peça para a recuperação do organismo...

Fonte: Grupo de pesquisa avançada em medicina do sono dentre outros colaboradores, publicada na revista Saúde é vital (maio 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário