sábado, 31 de julho de 2010

TEORIA DOS GERMES, TEORIA CELULAR E SAÚDE

Olá pessoal, Dr will Revac (dentista americano), nos trouxe uma informação muito interessante colocando em conjunto duas teorias e duas formas diferentes de pensar em saúde. Aqui está a gravação do vídeo postado por ele:

Resumindo a mini-palestra, Dr Revac consegue fundir duas teorias em um único pensamento, elucidando ao ouvinte de uma forma muito didática, como devemos proceder para nos mantermos saudáveis e com vitalidade. A teoria dos germes criada por Louis Pasteur (pai da microbiologia) preconiza que as doenças são geradas pelos microorganismos e que somente eles nos trazem as doenças.

Neste caso devemos nos proteger artificialmente contra a entrada destes no nosso corpo, não é por acaso que este pesquisador criou muitas vacinas e o processo de pasteurização que mantém nosso leite sem microorganismos, sem necessidade de refrigeração. Abaixo, a teoria dos germes em tópicos:

Teoria dos germens (Pasteur):

1. As doenças nascem de microorganismos de fora do corpo;

2. Os microorganismos são inimigos;

3. A função do microorganismo é constante;

4. As formas e as cores dos microorganismos são constantes;

5. Cada doença está associada com um microorganismo particular;

6. Os microorganismos são os agentes causais primários das assim chamadas “doenças”;

7. A doença pode “acometer” qualquer um, independente de sua condição de saúde;

8. Para prevenir doenças nós temos que “construir defesas (artificialmente)”.

Com certeza, é de extrema importância a descoberta de Pasteur porém o problema deste modelo de saúde, segundo o Dr Revac, é que ele não cria saúde, ele somente previne doenças. No mundo de hoje, muitas pessoas acreditam na medicalização para criar saúde, ou por exemplo: “estou vacinado, a gripe não me pega...”, não é bem assim...o próprio Pasteur reconheceu que sua doutrina era errada. Ele disse nos seus últimos momentos “o terreno é tudo e o micróbio não é nada”, ou seja, o terreno sendo fértil e bem cuidado, não há tanta necessidade de proteção artificial.

Agora temos a segunda teoria, Teoria Celular, descrita por Antoine Bechamp ( médico, químico, naturalista, biólogo....este estudou mais de 6 anos...e não achou que sabia tudo...). A teoria celular preconiza que os causadores de doenças são os microorganismos que eram normais porém foram bombardeados por química e outras alterações do estilo de vida, os deixando defeituosos e precursores de doenças. Quando a saúde do hospedeito (humanos) está deteriorada, os microorganismos agem com uma facilidade extrema. Os tópicos, por favor:

Teoria Celular (Bechamp) – comparar com a teoria dos germens de Pasteur, postulado por postulado.

1. As doenças nascem de microorganismos dentro das células do corpo.

2. Estes microorganismos intracelulares funcionam normalmente para construir e auxiliar nos processos metabólicos do corpo.

3. As funções destes organismos mudam para auxiliar nos processos catabólicos (desintegração) do organismo hospedeiro quando aquele organismo morre ou é injuriado química ou mecanicamente.

4. Os microorganismos mudam suas formas e cores para refletir o meio.

5. Cada doença está associada com uma condição particular – a um “terreno”.

6. Os microorganismos se tornam “patogênicos” quando a saúde do organismo hospedeiro se deteriora. Daí, a condição do organismo hospedeiro é o agente causal primário.

7. A doença é construída por condições insalubres.

8. Para evitar a doença nós temos que criar saúde.

Devemos parar de tomar medicamentos? Não, não é isso, podemos juntar as duas teorias. Segundo Dr. Revac, devemos manter os cuidados preventivos higienie básica, sem exagero e fazer as vacinas preconizadas porém o fator primário para se manter saudável e com vitalidade é criar saúde pelo estilo de vida (criar um solo fértil e forte): sono adequado, nutrição adequada, exercício correto e na quantidade certa, evitar estresses crônicos, etc..

Quando tornamos nosso organismo forte naturalmente, a grande maioria dos microorganismos não tem poder suficiente para nos atacar, NOSSO CORPO OS ATACA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário