quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ACUPUNTURA PARA CARDÍACOS


 
Muitas vezes, uma pessoa com insuficiência cardíaca crônica não consegue fazer exercícios por causa da gravidade de sua condição, embora as atividades físicas sejam benéficas para sua recuperação. Agora, um novo estudo da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, pode indicar uma alternativa para esses pacientes: a acupuntura pode melhorar sua tolerância ao exercício. 
Segundo os autores, as agulhas não aumentam a função cardíaca de bombeamento, mas têm influência na força do músculo esquelético e, dessa forma, podem aumentar, por exemplo, a distância percorrida em uma caminhada.

Publicados recentemente na revista científica Heart, os resultados de um estudo clínico que comparou pacientes tratados com acupuntura a outros tratados com falsas agulhas indicaram que a terapia pode ter uma influência positiva no sistema nervoso simpático - ligado à excitação -, aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático - associado ao relaxamento, e ter um efeito anti-inflamatório.

Os testes mostraram, ainda, que os pacientes tratados com acupuntura podiam caminhar distâncias mais longas, com menos cansaço e fadiga muscular, e recuperação mais rápida.
Apesar dos resultados promissores de um estudo com “metodologia confiável”, os pesquisadores defendem que são necessários mais estudos para avaliar “se a acupuntura, com relativamente baixo custo, pode melhorar o prognóstico de pacientes cardíacos em longo prazo”.

(Fonte: Leandro Perché-Blog Boa Saúde/SIS.SAÚDE)